15 dias / 12 noites | Partidas de Lisboa ou Porto, às segundas-feiras, de 13 de janeiro a 22 de dezembro de 2025
Lémures, baobás, floresta tropical, caminhadas e mergulho: Madagáscar é um destino de sonho para os entusiastas do ar livre.
Venha connosco conhecer todas estas incríveis atrações numa viagem de 15 dias, visitando Antananarivo, o Parque Nacional de Andasibe, Behenjy, Antsirabe, o Vale de Manandona, Ambositra, o Parque Nacional de Ranomafana, Sahambavy, Fianarantsoa, Ambalavao, Anja, o Parque Nacional de Isalo, o Parque Nacional de Zombitse, Toliara e Ifaty.
Inclui 12 noites de alojamento em hotéis de 3 e 4 estrelas, pequeno-almoço e 2 jantares.
Este programa tem partidas às segundas-feiras, de 13 de janeiro a 22 de dezembro de 2025.
Comparência no aeroporto três horas antes da partida. Formalidades de embarque e partida com destino a Madagáscar (Antananarivo). Noite a bordo.
Chegada ao aeroporto da capital, formalidades de visto, receção por guia de língua espanhola e transporte para o hotel. Alojamento.
Pequeno-almoço e partida para o Parque Nacional de Andasibe (140km - aprox. 4h30). Hoje, a nossa viagem para o leste da ilha levar-nos-á através da primeira parte do Parque Nacional de Andasibe.
Durante a primeira parte da viagem, atravessaremos uma paisagem de campos de arroz até às florestas tropicais desta região habitada pelos grupos étnicos Bezanozano e Betsimisaraka. Poderemos ver a famosa ravinala, a árvore do viajante, símbolo de Madagáscar. Almoçaremos (almoço não incluído) na cidade de Moramanga, cruzamento de várias estradas secundárias e importante confluência de grupos étnicos do leste da ilha. Visitaremos o seu animado mercado e continuaremos para o Parque Nacional de Andasibe. Instalação no lodge. Alojamento.
Pequeno-almoço e saída cedo para o Parque Nacional de Analamazaotra (dentro do Parque Nacional de Andasibe) onde faremos um passeio a pé de cerca de 4 horas para observar o maior lémure da ilha, o famoso Indri-Indri, bem como camaleões, rãs, fetos arbóreos e pandanos. Depois do almoço (não incluído), caminharemos pela pequena aldeia de Andasibe onde encontraremos o grupo étnico Betsimisaraka. Visita noturna à Reserva de Voimma, onde apreciaremos várias espécies de fauna endémica da floresta tropical, como o simpático microcebu. Regresso ao lodge. Alojamento.
No dia de hoje, percorreremos 310km, aprox. 7h00 de estrada.
Pequeno-almoço cedo e continuação para as "Terras Altas" malgaxes, no meio de uma paisagem de arrozais em socalcos, ao longo da famosa estrada RN7. Almoço livre (não incluído) na cidade do foie-gras, Behenjy, onde poderemos provar diversas variedades desta deliciosa iguaria. Continuação até Ambatolampy, para ver as curiosas panelas de alumínio feitas à mão que fazem parte de todas as casas malgaxes. À tarde, chegada à cidade termal de Antsirabe, cujas águas são ricas em cloreto de sódio. Foi fundada por missionários luteranos noruegueses no final do século XIX. Instalação no hotel. Alojamento.
Pequeno-almoço e partida para os vastos vales da região de Vakinankaratra, uma das mais férteis da ilha e considerada a "horta" de Madagáscar. A partir da aldeia de Manandona, caminharemos durante cerca de uma hora através de uma paisagem de arrozais para conhecer a cultura agrícola e as tarefas quotidianas dos seus habitantes: poderemos partilhar as suas tarefas quotidianas, visitar uma casa tradicional, ver o seu "fady" e talvez, se a magia acontecer, desfrutar de uma atuação musical improvisada. No caminho, veremos o cume do Monte Ibity, a terceira montanha mais alta da ilha, com 2345 metrosr, uma cascata e uma piscina natural onde poderemos dar um mergulho (no verão austral). Regresso a Antsirabe. Após o almoço (não incluído), passeio em pousse-pousse (semelhante aos riquexós indianos) ou a pé para conhecer o centro histórico da cidade. Visita do Atsena Kely (pequeno mercado), da catedral de Notre Dame de la Salette, da estação de comboios, do monumento étnico, bem como os inúmeros edifícios da época colonial francesa, como o decadente Hotel des Thermes, onde o rei Mohammed V se hospedou durante o seu exílio em 1953. Regresso ao hotel. Alojamento.
No dia de hoje, percorreremos 230 km, aprox. 7h00 de estrada.
Pequeno-almoço. Partida para a capital do artesanato malgaxe, Ambositra. A uma altitude de 1350 m, esta aldeia malgaxe é conhecida pelos seus artesãos Zafimaniry, mestres da escultura em madeira. Situada no coração das terras altas, Ambositra é o berço da etnia Betsileo. É possível visitar várias oficinas de marchetaria ou passear pelas suas ruas e misturar-se com as suas personagens coloridas. Após o almoço (não incluído), continuação para o Parque Nacional de Ranomafana. Chegada e instalação no hotel. Alojamento.
Pequeno-almoço cedo e passeio a pé pelo Parque Nacional de Ranomafana, onde faremos uma caminhada de cerca de 4 horas em busca de lémures, entre as 12 diferentes espécies que vivem na selva, cheia de fetos arbóreos impressionantes, orquídeas selvagens, pandanos ... Ranomafana é a natureza no seu estado mais puro. O Parque Nacional da Floresta Tropical de Antsinanana foi declarado Património Mundial Natural pela UNESCO, que inclui seis parques nacionais que se estendem ao longo da costa oriental da ilha. Depois do almoço (não incluído), vista panorâmica da cascata sobre o rio Namorona. Continuação para a aldeia rural de Sahambavy onde iremos passear pelas famosas plantações de chá, únicas na ilha. Conheceremos, em primeira mão, o processo de produção e provaremos as duas variedades de chá que são produzidas. Instalação no hotel junto à plantação e sobre o lago de Sahambavy. Alojamento.
No dia de hoje, percorreremos 310 km, aprox. 7h30 de estrada.
Pequeno-almoço e partida para Ranohira. Passeio pela "cidade velha" de Fianarantsoa e vista panorâmica da cidade a partir da "Haute Ville". Continuação para a aldeia de Ambalavao, onde descobriremos o curioso fabrico do papel antemoro e a Reserva Natural de Anjà, local ideal para a observação dos lémures da espécie maki catta, bem como camaleões e túmulos betsileo-sul (caminhada de aprox. 01h30). Almoço livre e continuação para o Parque Nacional de Isalo. É o fim da nossa viagem pelas terras altas e o início da nossa descida pela savana malgaxe, pelas paisagens desérticas e pelas aldeias cobertas de vegetação no meio do nada. Instalação no lodge. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço e visita do Parque Nacional de Isalo (nível fácil-médio). Visita da cascata das Ninfas, piscina azul e piscina negra no famoso Canhão de Namaza (piquenique não incluído). O parque mais visitado da ilha tem desfiladeiros profundos onde a água corre em forma de riachos, túmulos Bara, grutas onde os portugueses e os árabes se escondiam. Este parque é um testemunho vivo da história de Madagáscar onde se encontram várias espécies de lémures, bem como a endémica palmeira isalo, Bismarkia nobilis, aloés, pachypodiums, etc. Regresso ao lodge. Visitaremos a aldeia dos pastores semi-nómadas Bara de "Antabara" em Ikazandreno e apreciaremos o espetacular pôr do sol da "janela do Isalo". Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
No dia de hoje, percorreremos 205 km, aprox. 4h30 de estrada.
Pequeno-almoço cedo e viagem para sul, observando pelo caminho os famosos túmulos de Mahafaly, túmulos de pedra com estelas funerárias esculpidas ou com pinturas de animais, casais, cenas da vida quotidiana. Poderemos também fotografar os primeiros baobás do sul de Madagáscar.
Percorreremos o Parque Nacional de Zombitse durante 1h30 num caminho simples através da densa floresta seca onde encontraremos baobás da espécie Adansonia Za, aloés, pandanos, orquídeas? e onde poderemos observar lémures de algumas espécies bem como camaleões, osgas, etc. Antes de chegar a Toliara, faremos um desvio para visitar o monumento ao Trópico de Capricórnio.
Depois do almoço (não incluído), transporte para a reserva de Reniala e a sua floresta de baobás. Passeio a pé de 1h00 para observar estas árvores endémicas da ilha. Instalação no hotel em Ifaty. Alojamento.
Pequeno-almoço. Dia livre nas praias da região de Ifaty. Depois da aventura, um merecido descanso na praia a norte de Toliara onde vivem os pescadores seminómadas da etnia vezo. A partir do hotel, possibilidade de realizar várias excursões e atividades, como navegar até à barreira de coral numa canoa tradicional para fazer snorkelling ou mergulhar nos locais mais espetaculares. Jantar no hotel. Alojamento.
Pequeno-almoço. Transporte para o aeroporto de Toliara. Formalidades de embarque e partida em direção a Antananarivo. Chegada e transporte para o hotel. Alojamento.
Se o voo doméstico chegar à capital antes das 12h00, será realizado um passeio, que consiste numa visita ao mercado de artesanato de La Digue, a maior feira de artesanato da ilha e um dos maiores mercados de África. E ainda, uma breve visita ao centro da cidade.
Se o voo chegar entre as 12h00 e as 16h00, apenas será realizada a visita ao mercado de artesanato de La Digue.
Pequeno-almoço. Em hora a determinar localmente, transporte para o aeroporto de Antananarivo. Formalidades de embarque e partida em direção a Lisboa, Porto ou Faro. Noite a bordo.
Nota importante: em caso de voo noturno (Air France, Kenya Airways, Air Mauritius), será cobrado um valor adicional pelo transporte (a atualizar na confirmação da reserva).
Chegada e fim da viagem.
Passagem aérea para o percurso Lisboa, Porto ou Faro/Antananarivo/Lisboa, Porto ou Faro
Passagem aérea para o percurso Toliara / Antananarivo
Franquia de bagagem de acordo com a tarifa reservada
Taxas de aeroporto, segurança e combustível no valor de € 514 (sujeitas a alteração)
Transporte regular aeroporto/hotel/aeroporto mencionado no itinerário
12 noites de estadia em regime de alojamento e pequeno-almoço em hotéis/lodges de 3 e 4 estrelas
2 jantares (em Isalo)
Visitas com acompanhamento de guia local em espanhol (exceto em Ifaty)
Guias locais nos parques e reservas
As visitas e entradas especificadas no itinerário
Taxas de entrada nos parques e reservas nacionais
Taxas hoteleiras, de serviço e IVA
Seguro Multiviagens com PVFM.
Passaporte;
Visto;
Taxa de estadia (€10 por pessoa para estadias até 13 noites);
Bebidas às refeições;
Gratificações a guias e motoristas;
Despesas de reserva por processo e não por pessoa;
Extras de caráter pessoal e tudo o que não estiver especificado como incluído.
Hotéis e lodges previstos (ou similares):
Antananarivo ? Accor Ibis (3 estrelas superior) ou Au Bois Vert Lodge (4 estrelas) ou Palissandre Hotel & Spa (4 estrelas)
Parque Nacional de Andasibe ? Vakona Forest Lodge (3 estrelas) ou Le Relais de Mantadia (3 estrelas) ou Mantadia Lodge (4 estrelas)
Antsirabe ? Royal Palace (3 estrelas) ou Couleur Café (3 estrelas) ou Plumeria (3 estrelas)
Parque Nacional de Ranomafama ? Centrest (3 estrelas) ou Thermal (3 estrelas)
Sahambavy ? Lac (3 estrelas)
Parque Nacional de Isalo ? Isalo Rock Lodge (4 estrelas luxo) ou Jardin du Roy (4 estrelas) ou Relais de la Reine (3 estrelas);
Área de Ifaty ? Les Dunes de Ifaty (3 estrelas superior)
Notas importantes:
- A classificação oficial dos hotéis é da total e exclusiva responsabilidade das entidades oficiais de turismo do país a que pertencem. Os critérios de avaliação diferem de país para país, portanto, um hotel em Madasgáscar pode não ter as mesmas características de um hotel com a mesma classificação na Europa.
- Se necessário, poderão ocorrer alterações na ordem dos percursos e visitas descritas no itinerário.
- O visto de entrada para cidadãos portugueses pode ser adquirido à chegada para uma permanência até 30 dias. Os serviços de imigração e fronteiras exigem, à entrada no país, a apresentação de passaporte com validade de 6 meses, e com, pelo menos, três páginas livres. Tem um custo aproximado de € 35 por pessoa.
- Voo Toliara / Antananarivo ? Deve ser reservado um voo bem cedo pela manhã, que chegue a Antananarivo antes das 12h00.
- Transfer de saída em Antananarivo para o voo internacional: em caso de voo noturno (Air France, Kenya Airways, Air Mauritius), será cobrado um valor adicional pelo transporte (a atualizar na confirmação da reserva).
- O programa é válido para participantes a partir dos 12 anos.
- Este programa opera com um mínimo de 2 participantes.
Política de cancelamento
Parte aérea:
Caso a emissão dos bilhetes já tenha ocorrido, a penalização será de acordo com as regras da tarifa reservada.
Serviços terrestres:
Desde o momento da confirmação até 31 dias antes da partida ? 30% de gastos
A 30 ou menos dias antes da partida ? 100% de gastos.