Por favor aguarde enquanto
processamos o seu pedido

Uzbequistão - O País das Cúpulas Azuis

Setembro de 2024 até Outubro de 2024

10 dias / 8 noites | Partidas de Lisboa ou Porto, de 5 de maio a 20 de outubro de 2024.

Nesta viagem ao Uzbequistão exploramos a zona mais exótica no roteiro da Rota da Seda pela Ásia Central, alcançando lugares míticos e mágicos como a imortal Samarcanda, os altivos minaretes de Bucara, a cidade medieval amuralhada de Khiva no meio do deserto e, claro está, a capital Tashkent. Preparado para descobrir o Uzbequistão, no coração da Ásia Central, mas longe das rotas turísticas internacionais, um destino autêntico, praticamente intocado? Atrações não lhe faltam! Começamos a viagem em Tashkent, mas é na visita a Samarcanda que vai ficar surpreendido. Em Bucara, o guia explica-lhe o porquê de esta ser considerada uma cidade sagrada, o Pilar do Islão. Mais tarde, já na visita a Khiva vai poder fotografar um dos minaretes mais bonitos do mundo, tão azul quanto o céu. Partidas de Lisboa ou Porto, de 5 de maio a 20 de outubro de 2024.

desde
2.624 €
por pessoa


ITINERÁRIO DETALHADO:



Comparência no aeroporto três horas antes da partida. Formalidades de embarque e partida em avião com destino a Tashkent. Refeições e noite a bordo.



Chegada ao aeroporto internacional de Tashkent e após as formalidades de desembarque, encontro com o seu guia. Transporte ao hotel. Após tomar o pequeno-almoço, tempo para descansar até à hora de almoço. Saída para almoço em restaurante local. Breve passeio pela cidade com destaque para o Museu de Arte Decorativa e o Parque Moderno da cidade. Regresso ao hotel. Instalação e alojamento.



Pequeno-almoço no hotel. Dia inteiramente dedicado à visita da capital do Uzbequistão, cidade onde o antigo e o moderno coexistem.
Iniciaremos a visita com a parte antiga onde visitaremos o Barak Khan Madrasa, o complexo arquitetónico Hasti Imam, o centro religioso mais importante da cidade, depois visitaremos as antigas escolas espirituais: Mausoléu Kafal Shohi, Mesquita Tilla Sheykh (entrada) e Museu "Alcorão de Kalifa Osman" (século VII). Fa-remos uma paragem no Bazar Chorsu, o principal mercado oriental de Tashkent, onde poderá saborear a co-mida típica desta região e comprar algumas lembranças do Uzbequistão feitas à mão por artesãos locais. O guia irá contar a história sobre o devastador terremoto que deixou Tashkent em ruínas em 1966, irá ver o Monumento dedicado a este tema. Em seguida, descerá até ao Metro que o surpreenderá com a sua luxuosa decoração em mármore e mosaicos. Almoço em restaurante local. O passeio continua em direção à parte moderna da cidade com paragem na Praça da Independência e Eternidade, Praça Amir Temur, apreciar a vista exterior do Palácio do século XIX que pertenceu ao neto de Nicolau I Romanov na época em que o Uzbequis-tão fazia parte do Império Russo. No final das visitas, transporte ao hotel. Instalação e alojamento.



Pequeno-almoço em box e partida para o aeroporto para embarque no voo com destino a Urgench. Chegada a Urgench e partida por estrada em direção a uma das cidades mais antigas - Khiva, que fica a 30 km do aero-porto. Após a chegada, alojamento no hotel.
Khiva (Jiva) é uma cidade-museu, localizada no deserto, é considerada a pérola do Uzbequistão. Há muito tempo, as caravanas da Grande Rota da Seda cruzaram esta cidade. Ruas em paralelepípedos, mesquitas de barro e muralhas majestosas impressionarão até o viajante mais experiente. Segundo a lenda, Khiva cresceu em torno de um poço chamado Keivah, que foi cavado por Sem, o filho de Noé. Os arqueólogos afirmam que Khiva já existia no século VI aC. e na verdade o seu nome era Kheyvak. O poço com o mesmo nome ainda exis-te no centro da cidade. Antes da conquista árabe, Khiva era uma cidade zoroastrista. Em 712, depois que Qutayb Ibn Muslim chegou ao poder em Khiva, quase todos os cientistas e representantes de famílias nobres foram aniquilados. Nos séculos IX e XI, Khiva tornou-se um centro religioso e científico. Aqui visitaremos o coração fortificado de Khiva, conhecido como Itchan Kala, visitaremos também o Kalta Minor, o Castelo Kunya Ark, a Madrassah Mohammed Rahim Khan, o Minarete, Madrass Islom Khodja e a Madrassah Allakuli Khan. Toda a Cidade Velha é considerada Património Mundial da UNESCO. Almoço em restaurante local.
De tarde, visita ao complexo arquitetónico Tash Hovli (harém do século XIX), ao Mausoléu de Pahlavan Mahmud (séculos XIV - XVIII), à Mesquita Juma (século X) e ao Mausoléu de Said Allauddin. Transporte ao hotel para descanso. À noite, jantar em restaurante local e transporte de novo ao hotel. Alojamento.



Pequeno-almoço no hotel. Partida em direção a Bukhara por estrada (450 km, 7 horas). Almoço (ou almoço piquenique) em restaurante local. Chegada a Bukhara e alojamento no hotel.
Bukhara é uma das cidades mais importantes do Uzbequistão e uma das grandes jóias do asiático, que alberga no seu centro histórico um mar de cúpulas turquesa e inúmeros monumentos centenários.
Um bom lugar para começar a explorar Bukhara é o complexo Lyabi-Hauz, uma grande praça que durante o Canato se tornou o centro comercial e religioso da cidade. Lyabi Hauz, construída nos séculos XVI-XVII, é o coração da cidade. No centro da praça existe um grande lago, praticamente um dos poucos que restam dos lagos que distribuíam água pela antiga cidade. Visitaremos a Madrasa Kukeldash, uma enorme escola corânica construída por volta de 1570, na época era a maior madrasa de toda a Ásia Central e a Madrasa Nodir Devon Begi construída em 1622. Jantar em restaurante local. Transporte ao hotel. Instalação e alojamento.



Pequeno-almoço no hotel. Continuamos a nossa viagem por Bukhara, uma cidade milagrosa que viu nascer Avicena, um grande médico do século X, é também uma das mais belas de todo o Uzbequistão. Bukhara esta-va localizada no cruzamento das caravanas de seda chinesa e de especiarias indianas e na sua época repre-sentou um grande centro comercial da Ásia Central. Aqui iremos visitar: o Mausoléu de Samanidas (séculos IX-X). Localizado num agradável parque, este mausoléu alberga o túmulo de Ismail Samani, fundador da di-nastia Samanid. Não muito longe temos a Mesquita Bolo Haouz, construída em 1712, conhecida como a dos "40 pilares". Almoço em restaurante local. A seguir visitaremos a Fortaleza da Arca (séculos V-XIX), é a estru-tura mais antiga da cidade, foi residência dos emires de Bukhara. E claro que não podemos perder os bazares de Bukhara, situados no cruzamento das ruas mais importantes, sob belos tetos abobadados. Este complexo de cúpulas do século XVI conhecidas como Primeira, Segunda e Terceira Cúpulas são recintos abobadados aos quais se uniram um grande número de galerias de comércio e oficinas de artesanato. Aqui vendem-se bonés de camelo, tecidos bordados (muito bonitos por sinal), tapetes artesanais, pratos de cerâmica, lenços de seda e é o local onde podemos viver a experiência de regatear e procurar pequenos e grandes tesouros. Visitare-mos também: Mesquita Magoki Attory (século XII), Madrasa Ulughbek (século XV), Madrasa Abdulaziz-Khan (século XVII) e Mausoléu e Fonte Sagrada de Chasmai Ayub (século XIV). Transporte ao hotel. Instalação e alojamento.



Pequeno-almoço no hotel. Saída num confortável transporte em direção a Samarcanda, cidade lendária, conhecida no passado como Maracanda. Chegada e check-in no hotel. Almoço em restaurante local.
Em Samarcanda respira-se a Rota da Seda e é, sem dúvida, uma das cidades mais míticas e importantes do Uzbequistão. A famosa Plaza del Registan (traduzida como "lugar das areias") é um exemplo de arquitetura única, com as suas três madrasas, escolas corânicas, decoradas com cúpulas em majólica e turquesa. Este é o antigo coração da cidade medieval, um verdadeiro paraíso arquitetónico representado por uma praça ladeada pelas espetaculares madrassas de Ulugh Beg, Sherdar e Tilla-Kori, que formam um complexo de grande beleza.
Samarcanda é uma cidade muito importante para os uzbeques, aqui está o Mausoléu de Tamerlão, o grande conquistador da Ásia Central, onde repousam os seus restos mortais e cujo quarto é um dos mais belos exemplos da arte tumular. Outro dos monumentos mais notáveis de Samarcanda é a Mesquita Bibi Khanum, em cuja construção participaram os melhores arquitetos e artesãos do império, trazidos como escravos de todas as partes do Grande Império de Tamerlão. Transporte ao hotel. Instalação e alojamento.



Pequeno-almoço no hotel. Hoje terminaremos as visitas em Samarcanda onde vamos conhecer: o Complexo Arquitetónico Shakhi-Zinda (séculos XIX a XV), uma Necrópole Honorária composta por dezenas de mausoléus, decorados com terracota, faiança e azulejos. Visitaremos o Observatório Ulughbek (século XV) e terminaremos com umas compras no Bazar Siab. Almoço em um restaurante local. Em seguida, transporte à estação de comboio para embarcar com destino a Tashkent. Chegada e transporte ao hotel. Alojamento.



Pequeno-almoço no hotel. Dia livre até à hora do transporte ao aeroporto para formalidades de embarque (quarto garantido até à hora do transporte ao aeroporto).



Partida com destino a Lisboa ou Porto. Chegada.

FIM DA VIAGEM

Passagem aérea para o percurso Lisboa ou Porto/Tashkent/Lisboa ou Porto
Taxas de aeroporto, segurança e combustível no valor de € 347 (sujeitas a alteração)
Voo doméstico em classe económica Tashkent/Urgench incluindo 20kg de bagagem (ao cuidado do nosso representante local)
Percurso de comboio em classe económica Samarcanda/Tashkent
8 noites de estadia em regime de alojamento e pequeno-almoço
9 refeições
Chá e água às refeições
Visitas previstas no itinerário com acompanhamento de guia local em idioma espanhol
Entradas nos monumentos especificados no itinerário
Taxas hoteleiras, de serviço e IVA
Seguro de viagem + PVFM (perturbação de viagem por motivos de força maior).

Passaporte/visto
Outras bebidas às refeições
Almoços e jantares não mencionados no programa
Serviço de bagageiros nos hotéis (valor sugerido +- USD 10 por pessoa)
Taxas cobradas localmente para tirar fotos ou fazer vídeos nos locais históricos
Gratificações aos guias e motoristas (a gorjeta é um costume no país quer para guias quer para motoristas. O valor sugerido é de USD 25/30 por pessoa)
Despesas de reserva por processo e não por pessoa
Extras de caráter pessoal e tudo o que não estiver especificado como incluído

Deseja receber as nossas últimas ofertas?